De acordo com a Climatempo, o fim de semana será marcado por tempo firme, frio nas manhãs do Sul e Sudeste e ar seco persistente no Centro do país. A previsão também aponta geada no RS, PR e sul de Minas, além de pancadas de chuva em áreas da costa leste do Nordeste e no extremo norte da Região Norte.
Frio e geada no Sul e Sudeste
Neste sábado (19), a frente fria avança pela costa da Região Sudeste até o Espírito Santo. Há chance de chuva fraca a moderada no litoral norte capixaba e no sul da Bahia. No restante do Sudeste, o tempo firme predomina, com sol entre nuvens e temperaturas mais baixas, especialmente no leste de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas, onde a sensação será de frio. No extremo sul mineiro, há risco de geada.
A massa de ar polar mantém o tempo firme e gelado nas manhãs do Sul. Pode gear no sul, campanha, oeste e Missões do Rio Grande do Sul, além do sul do Paraná. Geada no RS, PR e sul de Minas segue sendo um dos destaques da previsão para este sábado.
Sol e ar seco no Centro-Oeste e interior do Nordeste
No Centro-Oeste, o sol predomina e as temperaturas sobem gradualmente no Mato Grosso do Sul, embora o sul do Estado ainda registre frio pela manhã. Já em Mato Grosso e Goiás, as tardes seguem quentes, com alerta para baixa umidade relativa do ar.
No interior do Nordeste, o ar seco e quente continua. O sol predomina no agreste e sertão, enquanto a costa leste permanece instável, com pancadas de chuva entre Sergipe e Pernambuco.
Chuva concentrada no Norte
Na Região Norte, o tempo fica instável entre Roraima e Amapá. Pancadas intercaladas com aberturas de sol são esperadas, mas há risco de temporais, especialmente no norte de Roraima. No Amapá, a Zona de Convergência Intertropical favorece chuva intensa na porção leste do Estado.
Domingo de manhã fria e tarde com sol
No domingo (20), o dia começa com frio no Sul e na faixa leste do Sudeste, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas. Geadas podem ocorrer em áreas mais elevadas da campanha gaúcha e da serra de Santa Catarina. Durante a tarde, com o deslocamento da alta pressão para o oceano, as temperaturas entram em gradual elevação.
A frente fria atua em alto-mar, ainda podendo provocar pancadas moderadas no norte do Espírito Santo e sul da Bahia. No Nordeste, segue a chuva entre Sergipe e Rio Grande do Norte, enquanto o interior registra tempo seco e quente, com umidade baixa.
Jo Centro-Oeste, o sol predomina em Goiás e Mato Grosso, com temperaturas elevadas à tarde e ar seco em níveis de atenção. No Mato Grosso do Sul, o tempo permanece firme, mas com aumento de nebulosidade ao longo do dia.
Na Região Norte, o cenário de sábado se repete: pancadas entre Roraima, norte do Amazonas e noroeste do Pará, com risco de temporais. O Amapá continua com chuva forte por influência da ZCIT.