O ar frio provoca geada no Sul e em MS, enquanto uma frente fria se afasta para alto-mar nesta sexta-feira (18). De acordo com a Climatempo, a massa de ar polar avança pelo País e derruba as temperaturas principalmente no Sul e Centro-Oeste. Ao mesmo tempo, o tempo firme predomina no Sudeste e no Brasil Central, com alerta para baixa umidade. Em parte do Nordeste e do Norte, há previsão de pancadas de chuva e risco de temporais localizados.
Frio intenso e geada no Sul e em MS
Com a chegada da massa de ar polar, as temperaturas caem acentuadamente nos três estados do Sul e no sul do Mato Grosso do Sul. Como resultado, o ar frio provoca geada no Sul e em MS, com registros especialmente no oeste e nas Missões do Rio Grande do Sul, no sul do Paraná e também no sul de MS. Áreas do sul de Mato Grosso, Acre e Rondônia também sentem o resfriamento, embora sem previsão de frio extremo.
No Sul, o ciclone extratropical enfraquece, mas ainda provoca chuva fraca a moderada no sul e faixa leste do Rio Grande do Sul até o início da tarde. Além disso, as rajadas de vento chegam a 70 km/h entre o leste gaúcho e catarinense, perdendo força ao longo do dia.
Sudeste tem ventos, calor e aumento de nuvens
A frente fria avança pela costa do Sudeste e aumenta a nebulosidade entre o leste paulista e o centro-sul fluminense, especialmente no fim do dia. Apesar disso, não há previsão de chuva. Em contrapartida, os ventos ganham força, com rajadas de até 50 km/h em SP, RJ e no sul de MG.
Enquanto isso, no interior paulista, sul mineiro e na região serrana do Rio, o tempo seco persiste. Nessas áreas, a umidade do ar pode cair para menos de 30%, exigindo atenção especial.
Ar seco predomina no Centro-Oeste
O Centro-Oeste segue sob influência do ar seco. Em Goiás e no norte do Mato Grosso, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 20%. O tempo permanece firme, com sol e temperaturas elevadas.
No entanto, o sul de MS já começa a sentir a queda das temperaturas, sinalizando a chegada do ar frio à região.
Nordeste tem sol no interior e chuva na faixa leste
No Nordeste, o interior, o sertão e o agreste terão tempo seco e quente. Por outro lado, entre o litoral da Bahia e Alagoas, há previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes. No litoral do Ceará, o sol predomina, mas pode chover à tarde.
A umidade do ar também preocupa nas áreas interiores, com valores baixos durante a tarde.
Norte tem chuva e alerta para temporais
Na Região Norte, o calor e a umidade favorecem pancadas de chuva, principalmente no norte e noroeste do Amazonas e em Roraima. O norte do Amapá recebe chuvas fortes por influência da Zona de Convergência Intertropical.
Em contrapartida, o centro-sul do Pará e o Tocantins terão sol predominante, sem chuva, mas com alerta para baixa umidade à tarde.