Bayer/Monsanto: Justiça do MT ajusta duração de patentes da soja e beneficia produtores

Publicado em

A Justiça de Mato Grosso corrigiu prazos de patentes da Bayer/Monsanto e garantiu o ressarcimento de royalties aos produtores rurais

Em decisão proferida pela juíza Célia Regina Vidotti, da Vara Especializada em Ações Coletivas, as patentes se sementes não podem exceder o limite de 20 anos, conforme previsto na legislação de propriedade industrial.

Com a decisão, a Justiça de Mato Grosso determinou a correção dos prazos de vigência das patentes da tecnologia RR2 Pro da Bayer/Monsanto, em resposta a um pedido dos agricultores. 

Com essa medida, a patente PI0016460-7, que inicialmente teria validade até 2022, foi corrigida para expirar em 2020.

Da mesma forma, a patente PI9816295-0, que antes se estendia até 2027, teve seu prazo ajustado para 2018. A decisão é importante e beneficia os produtores rurais.

A correção dos prazos patentários é uma vitória significativa para o setor agrícola, especialmente para os produtores que dependem dessas tecnologias no campo.

Além de garantir maior segurança jurídica, a decisão também assegura que os agricultores não sejam onerados com pagamentos indevidos de royalties após o vencimento das patentes.

A correção é compatível com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que, em julgamento anterior da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5569), estabeleceu que o prazo de patentes não pode ser prorrogado além de 20 anos.

Essa decisão reflete o alinhamento com o STF, que já havia julgado inconstitucional o artigo 40, parágrafo único, da Lei de Propriedade Industrial, responsável por prorrogar os prazos de patentes além do limite estabelecido.

Além da correção dos prazos, a Justiça também garantiu que os produtores possam solicitar o ressarcimento dos royalties pagos à Bayer/Monsanto pelo uso da tecnologia entre 2018 e a data presente, além da abstenção da cobrança futura de royalties após a expiração das patentes. 

Compartilhe essa noticia

FAÇA UM COMENTÁRIO

Faça seu comentário
Digite seu nome aqui

Últimas notícias

Newsletter

Notícias relacionadas
Related

Previsão do tempo para o fim de semana de eleições

O Brasil ainda estará dentro de uma onda de calor neste fim de semana de eleições, o que vai manter as temperaturas bastante elevadas pelo interior do país

Soja cai 0,12% em Chicago, afetada pela alta do petróleo e do óleo de soja

Os futuros do grão encerraram em leve queda de 0,12%, cotado a U$10,56/bushel. Já o farelo teve queda de 2,04%, queda que chegou a ser de quase 4,5%.

Forte alta no suíno vivo eleva poder de compra frente ao milho pelo 8º mês

Este foi o quinto mês seguido de valorização, de acordo com levantamento do Cepea. 

Reajustes de setembro compensam perdas do boi no ano

Levantamento do Cepea mostra que, no acumulado de setembro, o Indicador do boi gordo CEPEA/B3 teve forte acréscimo de 14,4%, fechando em R$ 274,35 no dia 30.