Brasil pode registrar recordes de calor nos próximos dias

Publicado em

Nos próximos dias, várias capitais brasileiras poderão registrar temperaturas recordes, ultrapassando as máximas históricas

Nos próximos dias, várias capitais brasileiras poderão registrar temperaturas recordes, ultrapassando as máximas históricas. Confira as previsões para cada cidade:

São Paulo (quarta-feira): A capital paulista tem previsão de chegar a 37°C, superando o recorde atual de 36,7°C registrado no dia 26 de setembro.

Rio de Janeiro (quarta-feira): No Rio De Janeiro, a previsão é que a temperatura alcance 40°C, superando o recorde de 39,5°C registrado em 17 de janeiro.

Belo Horizonte (quinta-feira): Na capital mineira, a temperatura máxima prevista é de 35°C. O recorde atual é de 34,6°C, registrado em 27 de setembro.

Brasília (quinta-feira): Na capital federal, os termômetros podem chegar a 36°C, superando o recorde de 35°C registrado em 28 de setembro.

Essa é a oitava onda de calor que atua no Brasil neste ano, trazendo novamente a possibilidade de quebra de recordes de temperatura. Além da presença de uma forte massa de ar quente, que contribui para o aumento das temperaturas, uma frente fria em deslocamento para a faixa central brasileira intensifica ainda mais o calor.

Esse fenômeno, conhecido como “efeito pré-frontal”, faz com que o ar aqueça antes da chegada da frente fria, favorecendo uma elevação mais acentuada das temperaturas, contribuindo para o cenário de calor extremo previsto para os próximos dias.

Compartilhe essa noticia

FAÇA UM COMENTÁRIO

Faça seu comentário
Digite seu nome aqui

Últimas notícias

Newsletter

Notícias relacionadas
Related

Previsão do tempo para o fim de semana de eleições

O Brasil ainda estará dentro de uma onda de calor neste fim de semana de eleições, o que vai manter as temperaturas bastante elevadas pelo interior do país

Soja cai 0,12% em Chicago, afetada pela alta do petróleo e do óleo de soja

Os futuros do grão encerraram em leve queda de 0,12%, cotado a U$10,56/bushel. Já o farelo teve queda de 2,04%, queda que chegou a ser de quase 4,5%.

Forte alta no suíno vivo eleva poder de compra frente ao milho pelo 8º mês

Este foi o quinto mês seguido de valorização, de acordo com levantamento do Cepea. 

Reajustes de setembro compensam perdas do boi no ano

Levantamento do Cepea mostra que, no acumulado de setembro, o Indicador do boi gordo CEPEA/B3 teve forte acréscimo de 14,4%, fechando em R$ 274,35 no dia 30.