Frente fria avança sobre o país, contribuindo para a diminuição do calor sobre áreas do Sul e do Centro-Oeste. Mas esta frente fria também vai estimular chuva forte no Sul do Brasil e leva o ar úmido para áreas de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso.
O vento se intensifica no Sul, em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso.
O calor continua intenso nesta quinta-feira, com termômetros marcando mais de 40°C no Sudeste, no Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A temperatura dispara no litoral de SP. Possibilidade de novo recorde de calor na capital paulista.
Condições de chuva aumentam no Norte do país.
Previsão do tempo para quinta-feira – 26/09/24
Região Sul
Frente fria avança sobre o Sul do Brasil causando chuva, ventos e queda da temperatura. A chuva ocorre desde cedo sobre o RS, com destaque para risco elevado para temporais e chuva volumosa sobre a grande Porto Alegre, na região central, nas missões gaúchas e no noroeste do estado.
A entrada do ar frio também vai contribuir para que as temperaturas já não se elevem tanto, diminuindo a sensação de calor intenso dos últimos dias – principalmente em áreas do centro e norte do estado.
Com o deslocamento da frente fria, a chuva chega pela tarde e à noite para a maior parte de SC, no sul, sudoeste e parte do oeste do PR, com condições para pancadas de chuva isoladas – de moderada a forte intensidade – no decorrer das horas.
No nordeste de SC e nas demais regiões do PR, o dia segue com predomínio de tempo firme e temperaturas elevadas.
O avanço da frente fria também deve contribuir para a intensificação nas rajadas de vento ao longo do dia sobre o RS, no centro-oeste de SC e sul do PR, com ventos que podem chegar a até 70 km/h, independente de chuva.
Região Sudeste
Na Região Sudeste, o predomínio é de tempo firme. O deslocamento de uma frente fria sobre o Sul do Brasil intensifica as rajadas de vento no oeste, norte paulista e no Triângulo mineiro, mas de forma moderada. O vento ganha força também no litoral do Rio De Janeiro.
A condição de pré-frontal também deve contribuir para que seja o dia mais quente da semana e há possibilidade novamente para recorde na cidade de São Paulo. No litoral paulista, o calor será muito intenso e passa dos 40°C. Os estados do RJ, MG e ES também sentem o aumento do calor.
Excepcionalmente no centro-norte do ES, a circulação de ventos marítimos deve seguir estimulando a ocorrência de chuva fraca isolada.
Região Centro-Oeste
As instabilidades associadas ao deslocamento de uma frente fria favorecem a ocorrência de pancadas de chuva isolada em áreas do centro-sul, oeste e noroeste de MS. No sul, oeste e noroeste de MT, a tendência é de que essa chuva seja mais generalizada, em forma de pancadas, com risco de ventos moderados a forte, granizo e trovoadas. As temperaturas continuam subindo de maneira significativa e o dia deve ser bastante quente nessas regiões.
Durante a tarde, haverá condições para rajadas moderadas a fortes de vento no MS, sul e oeste de MT, indicando também a inversão na direção dos ventos sobre a região.
Nas demais regiões de MS e MT, em GO e no DF, o dia segue marcado pelas altas temperaturas e condição de tempo firme.
Região Nordeste
A umidade que vem do mar ainda favorece as condições de chuva fraca e isolada na costa leste do Nordeste. Dia de sol em Salvador, Aracaju, no Recife e em Maceió com chuva passageira.
O interior do Nordeste, continua quente e seco. A umidade fica abaixo dos 30% no sul do MA e PI. Fortaleza e Natal com ventos mais fortes no decorrer do dia, mas, sem chuva.
Região Norte
A umidade aumenta no Norte do Brasil e a quinta-feira ainda será um dia bem quente. Podemos ter pancadas generalizadas sobre RO, no AC, AM, RR e no centro-sul do PA.
Há risco para ventos moderados a forte, raios e trovoadas. Palmas, pode receber chuva de maneira muito mal distribuída a chuva também continua no norte do estado do TO.