Calorão continua na maior parte do Brasil nesta quinta

Publicado em

O calor continua intenso nesta quinta-feira, com termômetros marcando mais de 40°C no Sudeste, no Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Frente fria avança sobre o país, contribuindo para a diminuição do calor sobre áreas do Sul e do Centro-Oeste. Mas esta frente fria também vai estimular chuva forte no Sul do Brasil e leva o ar úmido para áreas de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso.

O vento se intensifica no Sul, em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso.

O calor continua intenso nesta quinta-feira, com termômetros marcando mais de 40°C no Sudeste, no Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A temperatura dispara no litoral de SP. Possibilidade de novo recorde de calor na capital paulista.  

Condições de chuva aumentam no Norte do país.

Previsão do tempo para quinta-feira – 26/09/24

Região Sul 

Frente fria avança sobre o Sul do Brasil causando chuva, ventos e queda da temperatura. A chuva ocorre desde cedo sobre o RS, com destaque para risco elevado para temporais e chuva volumosa sobre a grande Porto Alegre, na região central, nas missões gaúchas e no noroeste do estado.

A entrada do ar frio também vai contribuir para que as temperaturas já não se elevem tanto, diminuindo a sensação de calor intenso dos últimos dias – principalmente em áreas do centro e norte do estado. 

Com o deslocamento da frente fria, a chuva chega pela tarde e à noite para a maior parte de SC, no sul, sudoeste e parte do oeste do PR, com condições para pancadas de chuva isoladas – de moderada a forte intensidade – no decorrer das horas.

No nordeste de SC e nas demais regiões do PR, o dia segue com predomínio de tempo firme e temperaturas elevadas.

O avanço da frente fria também deve contribuir para a intensificação nas rajadas de vento ao longo do dia sobre o RS, no centro-oeste de SC e sul do PR, com ventos que podem chegar a até 70 km/h, independente de chuva. 

Região Sudeste

Na Região Sudeste, o predomínio é de tempo firme. O deslocamento de uma frente fria sobre o Sul do Brasil intensifica as rajadas de vento no oeste, norte paulista e no Triângulo mineiro, mas de forma moderada. O vento ganha força também no litoral do Rio De Janeiro. 

A condição de pré-frontal também deve contribuir para que seja o dia mais quente da semana e há possibilidade novamente para recorde na cidade de São Paulo. No litoral paulista, o calor será muito intenso e passa dos 40°C. Os estados do RJ, MG e ES também sentem o aumento do calor.

Excepcionalmente no centro-norte do ES, a circulação de ventos marítimos deve seguir estimulando a ocorrência de chuva fraca isolada. 

Região Centro-Oeste

As instabilidades associadas ao deslocamento de uma frente fria favorecem a ocorrência de pancadas de chuva isolada em áreas do centro-sul, oeste e noroeste de MS. No sul, oeste e noroeste de MT, a tendência é de que essa chuva seja mais generalizada, em forma de pancadas, com risco de ventos moderados a forte, granizo e trovoadas. As temperaturas continuam subindo de maneira significativa e o dia deve ser bastante quente nessas regiões. 

Durante a tarde, haverá condições para rajadas moderadas a fortes de vento no MS, sul e oeste de MT, indicando também a inversão na direção dos ventos sobre a região. 

Nas demais regiões de MS e MT, em GO e no DF, o dia segue marcado pelas altas temperaturas e condição de tempo firme. 

Região Nordeste

A umidade que vem do mar ainda favorece as condições de chuva fraca e isolada na costa leste do Nordeste. Dia de sol em Salvador, Aracaju, no Recife e em Maceió com chuva passageira. 

O interior do Nordeste, continua quente e seco. A umidade fica abaixo dos 30% no sul do MA e PI. Fortaleza e Natal com ventos mais fortes no decorrer do dia, mas, sem chuva. 

Região Norte 

A umidade aumenta no Norte do Brasil e a quinta-feira ainda será um dia bem quente. Podemos ter pancadas generalizadas sobre RO, no AC, AM, RR e no centro-sul do PA.

Há risco para ventos moderados a forte, raios e trovoadas. Palmas, pode receber chuva de maneira muito mal distribuída a chuva também continua no norte do estado do TO.

Compartilhe essa noticia

FAÇA UM COMENTÁRIO

Faça seu comentário
Digite seu nome aqui

Últimas notícias

Newsletter

Notícias relacionadas
Related

Soja cai 0,12% em Chicago, afetada pela alta do petróleo e do óleo de soja

Os futuros do grão encerraram em leve queda de 0,12%, cotado a U$10,56/bushel. Já o farelo teve queda de 2,04%, queda que chegou a ser de quase 4,5%.

Forte alta no suíno vivo eleva poder de compra frente ao milho pelo 8º mês

Este foi o quinto mês seguido de valorização, de acordo com levantamento do Cepea. 

Reajustes de setembro compensam perdas do boi no ano

Levantamento do Cepea mostra que, no acumulado de setembro, o Indicador do boi gordo CEPEA/B3 teve forte acréscimo de 14,4%, fechando em R$ 274,35 no dia 30.

Reforma Tributária: Trocando as turbinas em pleno voo!

Por Bruno Viscaino Pinto, Diretor de Tecnologia e Arquitetura...