O uso da inteligência artificial se torna cada vez mais comum em todos os setores, e na pecuária não poderia ser diferente. A startup de gestão JetBov, por exemplo, lançou uma ferramenta inovadora para o produtor de gado de corte, que utiliza inteligência artificial.
O fato de se assemelhar muito ao ChatGPT, a ferramenta mais conhecida hoje de inteligência artificial, levou a empresa a batizar o novo software de “JetBov do Gestor”. e é fruto de uma ‘vaquinha virtual’, realizada no final de 2023 com objetivo de acelerar novas estratégias comerciais e fortalecer a presença da empresa no setor.
O desenvolvimento da tecnologia pioneira foi feito com parte dos recursos de R$ 1,74 milhão captados com a ação.
A Jetbov é uma plataforma digital de gestão para bovinocultura de corte que possui o propósito de empoderar o pecuarista através da tecnologia da informação para alcançar uma produção mais lucrativa e sustentável.
Xisto Alves, CEO da companhia, explica que a utilização deste tipo de ferramenta está diretamente ligada a uma capacidade ilimitada de análises e um poder de processamento de dados que elevará todo o processo de tomada de decisões dentro da porteira.
“É o momento de levarmos a pecuária para um novo patamar, cada vez mais alinhada aos movimentos do mercado”, pontua o profissional, ao anunciar o lançamento para o dia 24 de junho de forma exclusiva aos clientes da base da empresa.
Para isso, o lançamento conta com a Jay ®, a inteligência artificial desenvolvida pela JetBov que possibilitará muito mais agilidade e praticidade no acesso aos dados, fazendo com que as ações cheguem mais rápido no campo – o que marca mais um passo da empresa em direção a uma nova pecuária.
Na prática, o aplicativo permite que o pecuarista desenvolva um diálogo e questione a ferramenta através de mensagens de texto ou áudio – algo muito similar ao que é visto atualmente com o ChatGPT.
Essa tecnologia possibilita que o produtor tenha fácil e rápido acesso a informações para tomar decisões quando elas são necessárias.
A plataforma, abastecida continuamente por conteúdos técnicos e estratégicos, foi treinada para desenvolver e compartilhar, via WhatsApp, relatórios e criar tarefas a serem realizadas por funcionários no campo.
“Trata-se de um aplicativo pensado exclusivamente para os gestores e tomadores de decisão das fazendas e que pode ser usado de qualquer lugar, sem a necessidade de acessar o computador, se assemelhando a um chat – o que foi pensado para facilitar a conexão com os profissionais do campo”, explica Alves.
Tecnologia e inovação
Em nove anos de história, a Jetbov tem em seu histórico mais de 3900 propriedades atendidas e cerca de 11 milhões de animais que passaram pela base de dados.
Os produtos JetBov estão presentes em todos os estados brasileiros e em países como Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Angola, Moçambique e Portugal.
Para Alves, esses números representam a funcionalidade da força motora da empresa: o oferecimento de tecnologias disruptivas e alinhadas com as principais tendências da pecuária global na era da agricultura digital.
Nesse sentido, o uso da inteligência artificial é uma aliada para a otimização da gestão da bovinocultura, tornando a atividade cada vez mais lucrativa e sustentável.
Além do “JetBov do Gestor”, a empresa também conta com o aplicativo “JetBov de Campo”. A ferramenta, com foco na coleta de dados dentro da propriedade, permite que o produtor tenha em suas mãos informações.
Ela traz recursos como inserção de um novo animal, pesagem com troca de lote, apontamentos nutricionais – como sal no cocho e ração, troca de lote para venda, procedimentos sanitários por lote ou individual – vacinações, inseminação, exame de toque, parto de bezerros (com foto), perda de animais (foto e causa mortis), localização do apontamento por GPS, manejo de curral e automação de coleta.
A empresa também oferece o “JetBov de Pasto”, aplicativo que possibilita ao pecuarista visualizar o mapa da fazenda e a divisão das áreas em piquetes.
Assim, o pecuarista tem, além de acesso ao registro de escores para uma área de pastagem, animal ou lote, acesso ao cadastro de tarefas a serem executadas pela equipe da fazenda.
Isso inclui descrições detalhadas e prazo para conclusão e visualização de fichas referentes aos animais, lotes e áreas, com os principais dados disponíveis em cada um dos contextos.
Dentro da plataforma web, o pecuarista consegue acessar outras funções, como controle de estoque, entrada de notas fiscais, controle de custo de produção por animal, manejo de pasto e gráficos e relatórios personalizáveis.
Isso permite que o produtor monte o relatório de acordo com a necessidade, transformando as informações em análises visuais para a tomada de decisões estratégicas.
“Nossas ferramentas, comprometidas com a excelência e a inovação, nos levam para além do presente, nos possibilitando dar os primeiros passos em um território inexplorado da ciência de dados aplicada a gestão – ação que resultará no melhor uso da área e no aumento da produtividade por hectare”, afirma o executivo.
“Esse novo passo promete não apenas complementar as capacidades dos nossos produtos existentes, mas também introduzir funcionalidades revolucionárias nessa nova pecuária em construção”, finaliza.