Aplicativo semelhante ao ChatGPT promete otimizar a gestão do pecuarista através da inteligência artificial

Publicado em

A startup de gestão JetBov está lançando uma ferramenta de processamento de dados que facilita a tomada de decisões dentro da porteira utilizando o ChatGPT

O uso da inteligência artificial se torna cada vez mais comum em todos os setores, e na pecuária não poderia ser diferente. A startup de gestão JetBov, por exemplo, lançou uma ferramenta inovadora para o produtor de gado de corte, que utiliza inteligência artificial.

O fato de se assemelhar muito ao ChatGPT, a ferramenta mais conhecida hoje de inteligência artificial, levou a empresa a batizar o novo software de “JetBov do Gestor”. e é fruto de uma ‘vaquinha virtual’, realizada no final de 2023 com objetivo de acelerar novas estratégias comerciais e fortalecer a presença da empresa no setor.

O desenvolvimento da tecnologia pioneira foi feito com parte dos recursos de R$ 1,74 milhão captados com a ação.

A Jetbov é uma plataforma digital de gestão para bovinocultura de corte que possui o propósito de empoderar o pecuarista através da tecnologia da informação para alcançar uma produção mais lucrativa e sustentável.

Xisto Alves, CEO da JetBov

Xisto Alves, CEO da companhia, explica que a utilização deste tipo de ferramenta está diretamente ligada a uma capacidade ilimitada de análises e um poder de processamento de dados que elevará todo o processo de tomada de decisões dentro da porteira.

“É o momento de levarmos a pecuária para um novo patamar, cada vez mais alinhada aos movimentos do mercado”, pontua o profissional, ao anunciar o lançamento para o dia 24 de junho de forma exclusiva aos clientes da base da empresa.

Para isso, o lançamento conta com a Jay ®, a inteligência artificial desenvolvida pela JetBov que possibilitará muito mais agilidade e praticidade no acesso aos dados, fazendo com que as ações cheguem mais rápido no campo – o que marca mais um passo da empresa em direção a uma nova pecuária.

Aplicativo promete facilitar gestão de propriedades focadas na pecuária de corte
JetBov

Na prática, o aplicativo permite que o pecuarista desenvolva um diálogo e questione a ferramenta através de mensagens de texto ou áudio – algo muito similar ao que é visto atualmente com o ChatGPT.

Essa tecnologia possibilita que o produtor tenha fácil e rápido acesso a informações para tomar decisões quando elas são necessárias.

A plataforma, abastecida continuamente por conteúdos técnicos e estratégicos, foi treinada para desenvolver e compartilhar, via WhatsApp, relatórios e criar tarefas a serem realizadas por funcionários no campo.

“Trata-se de um aplicativo pensado exclusivamente para os gestores e tomadores de decisão das fazendas e que pode ser usado de qualquer lugar, sem a necessidade de acessar o computador, se assemelhando a um chat – o que foi pensado para facilitar a conexão com os profissionais do campo”, explica Alves.

Tecnologia e inovação

Em nove anos de história, a Jetbov tem em seu histórico mais de 3900 propriedades atendidas e cerca de 11 milhões de animais que passaram pela base de dados.

Os produtos JetBov estão presentes em todos os estados brasileiros e em países como Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Angola, Moçambique e Portugal.

Para Alves, esses números representam a funcionalidade da força motora da empresa: o oferecimento de tecnologias disruptivas e alinhadas com as principais tendências da pecuária global na era da agricultura digital.

Nesse sentido, o uso da inteligência artificial é uma aliada para a otimização da gestão da bovinocultura, tornando a atividade cada vez mais lucrativa e sustentável.

Além do “JetBov do Gestor”, a empresa também conta com o aplicativo “JetBov de Campo”. A ferramenta, com foco na coleta de dados dentro da propriedade, permite que o produtor tenha em suas mãos informações.

Ela traz recursos como inserção de um novo animal, pesagem com troca de lote, apontamentos nutricionais – como sal no cocho e ração, troca de lote para venda, procedimentos sanitários por lote ou individual – vacinações, inseminação, exame de toque, parto de bezerros (com foto), perda de animais (foto e causa mortis), localização do apontamento por GPS, manejo de curral e automação de coleta.

A empresa também oferece o “JetBov de Pasto”, aplicativo que possibilita ao pecuarista visualizar o mapa da fazenda e a divisão das áreas em piquetes.

Assim, o pecuarista tem, além de acesso ao registro de escores para uma área de pastagem, animal ou lote, acesso ao cadastro de tarefas a serem executadas pela equipe da fazenda.

Isso inclui descrições detalhadas e prazo para conclusão e visualização de fichas referentes aos animais, lotes e áreas, com os principais dados disponíveis em cada um dos contextos.

Dentro da plataforma web, o pecuarista consegue acessar outras funções, como controle de estoque, entrada de notas fiscais, controle de custo de produção por animal, manejo de pasto e gráficos e relatórios personalizáveis.

Isso permite que o produtor monte o relatório de acordo com a necessidade, transformando as informações em análises visuais para a tomada de decisões estratégicas.

“Nossas ferramentas, comprometidas com a excelência e a inovação, nos levam para além do presente, nos possibilitando dar os primeiros passos em um território inexplorado da ciência de dados aplicada a gestão – ação que resultará no melhor uso da área e no aumento da produtividade por hectare”, afirma o executivo.

“Esse novo passo promete não apenas complementar as capacidades dos nossos produtos existentes, mas também introduzir funcionalidades revolucionárias nessa nova pecuária em construção”, finaliza.

Compartilhe essa noticia

FAÇA UM COMENTÁRIO

Faça seu comentário
Digite seu nome aqui

Últimas notícias

Newsletter

Notícias relacionadas
Related

Soja cai 0,12% em Chicago, afetada pela alta do petróleo e do óleo de soja

Os futuros do grão encerraram em leve queda de 0,12%, cotado a U$10,56/bushel. Já o farelo teve queda de 2,04%, queda que chegou a ser de quase 4,5%.

Forte alta no suíno vivo eleva poder de compra frente ao milho pelo 8º mês

Este foi o quinto mês seguido de valorização, de acordo com levantamento do Cepea. 

Reajustes de setembro compensam perdas do boi no ano

Levantamento do Cepea mostra que, no acumulado de setembro, o Indicador do boi gordo CEPEA/B3 teve forte acréscimo de 14,4%, fechando em R$ 274,35 no dia 30.

Reforma Tributária: Trocando as turbinas em pleno voo!

Por Bruno Viscaino Pinto, Diretor de Tecnologia e Arquitetura...