Chuva e ar seco marcam esta segunda-feira

Nesta segunda-feira (28), o tempo será marcado por contrastes em todo o Brasil, segundo a Climatempo. Enquanto a passagem de uma frente fria acompanhada por um ciclone extratropical provoca chuva e ventos fortes na Região Sul, o ar seco continua atuando em áreas do interior do país, com umidade relativa do ar abaixo dos níveis recomendados. Portanto, chuva e ar seco serão as principais características do clima em diferentes regiões do país.

Região Sul:

Na Região Sul, a frente fria associada ao ciclone extratropical mantém o tempo instável nos três estados. Como resultado, há muita nebulosidade e pancadas de chuva com intensidade moderada. O leste do Rio Grande do Sul e o sudeste de Santa Catarina devem receber os maiores volumes de chuva, especialmente entre a madrugada e a manhã.

Além disso, os ventos serão destaque. As rajadas devem variar entre 51 e 70 km/h no centro-leste do Rio Grande do Sul e alcançar de 71 a 90 km/h no leste gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná. No litoral norte do Rio Grande do Sul, as rajadas podem ultrapassar os 91 km/h.

Região Sudeste:

Enquanto isso, no Sudeste, a chuva atinge o centro-sul de São Paulo, inclusive a capital. Há ainda previsão de pancadas isoladas no sul de Minas Gerais. Em contraste, o tempo segue firme no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e na maior parte de Minas Gerais.

O destaque, portanto, fica para o interior e o Triângulo Mineiro, onde o ar seco predomina. Nestas áreas, a umidade relativa do ar deve cair para níveis abaixo de 30% durante a tarde.

Região Centro-Oeste:

No Centro-Oeste, o destaque é para o centro-sul de Mato Grosso do Sul, que pode registrar pancadas moderadas a fortes. Já na região central do estado, incluindo Campo Grande, há alerta para temporais.

Por outro lado, em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e no restante do Mato Grosso do Sul, o tempo permanece firme e seco. A umidade, nessas áreas, varia entre 20% e 12% nos períodos mais quentes do dia.

Região Nordeste:

No Nordeste, a infiltração marítima mantém o tempo instável entre Sergipe e o Ceará. A previsão é de pancadas moderadas e risco de temporais entre Maceió e Recife.

Já no interior da região, o tempo firme predomina. A umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30% em áreas do Piauí, sul do Maranhão e oeste da Bahia.

Região Norte:

Na Região Norte, o tempo também apresenta variações. Há previsão de pancadas de chuva no Acre, Amazonas, Roraima e norte de Rondônia. Por outro lado, o tempo continua firme no Pará, Amapá e Tocantins.

Em Palmas, por exemplo, a umidade relativa do ar deve seguir baixa, com índices entre 20% e 12%.

Get in Touch

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_img

Últimas notícias