Ciclone e frente fria trazem ventos e chuva intensa ao Sul

Publicado em

Esse sistema começará a influenciar a região ao longo desta quarta-feira (21/08).

O Sul do Brasil está prestes a enfrentar uma significativa mudança nas condições de tempo devido à chegada de uma frente fria associada a um forte ciclone extratropical no oceano. Esse sistema começará a influenciar a região ao longo desta quarta-feira (21/08), e os efeitos se intensificarão nos próximos dias.

Mudanças no tempo com a chegada da frente fria

A frente fria, que é a segunda mais intensa a atingir o Rio Grande do Sul neste mês de agosto, possui características continentais. Além disso, está associada ao ciclone extratropical que, embora não passe diretamente sobre o território brasileiro, causará impactos consideráveis.

A atuação do ciclone extratropical vai intensificar os ventos em amplas áreas dos estados do Sul, com rajadas que podem variar entre 71 e 90 km/h em regiões como Chuí e Torres, no Rio Grande do Sul.

Alerta de temporais e ventos fortes

Para esta quarta-feira, o alerta principal está nas áreas do Rio Grande do Sul, especialmente durante a tarde e a noite, abrangendo regiões do oeste, campanha e sul do estado. Nessas áreas, há um risco elevado de temporais, acompanhados de ventos fortes que podem atingir velocidades entre 71 e 90 km/h.

Nas demais áreas do estado, os ventos também serão intensos, com rajadas entre 51 e 70 km/h. Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo permanece seco, mas as condições mudarão rapidamente.

Instabilidade aumenta na quinta-feira

Na quinta-feira, com o avanço da frente fria, o tempo ficará ainda mais instável no Rio Grande do Sul, com alerta de temporais e possibilidade de granizo isolado em algumas áreas. As regiões mais afetadas serão a faixa norte, missões, oeste, central, vales, campanha e sul do estado.

Na região metropolitana de Porto Alegre e na Serra, a chuva será de moderada a forte intensidade ao longo do dia. Em Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, a chuva também será intensa. Os ventos vão variar entre 71 e 90 km/h, enquanto na faixa central do Paraná, os ventos soprarão entre 51 e 70 km/h.

Acumulados de chuva e chegada do frio

Os maiores acumulados de chuva nos próximos dias estão previstos para as regiões do oeste, campanha e sul do Rio Grande do Sul, além da faixa centro-oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná, onde os volumes podem ultrapassar 80 mm.

Após a passagem da frente fria, o frio ingressará com força nos três estados do Sul, trazendo uma queda acentuada nas temperaturas.

Compartilhe essa noticia

FAÇA UM COMENTÁRIO

Faça seu comentário
Digite seu nome aqui

Últimas notícias

Newsletter

Notícias relacionadas
Related

Previsão do tempo para o fim de semana de eleições

O Brasil ainda estará dentro de uma onda de calor neste fim de semana de eleições, o que vai manter as temperaturas bastante elevadas pelo interior do país

Soja cai 0,12% em Chicago, afetada pela alta do petróleo e do óleo de soja

Os futuros do grão encerraram em leve queda de 0,12%, cotado a U$10,56/bushel. Já o farelo teve queda de 2,04%, queda que chegou a ser de quase 4,5%.

Forte alta no suíno vivo eleva poder de compra frente ao milho pelo 8º mês

Este foi o quinto mês seguido de valorização, de acordo com levantamento do Cepea. 

Reajustes de setembro compensam perdas do boi no ano

Levantamento do Cepea mostra que, no acumulado de setembro, o Indicador do boi gordo CEPEA/B3 teve forte acréscimo de 14,4%, fechando em R$ 274,35 no dia 30.