CNA e Ministério da Agricultura discutem modernização da classificação da soja

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na terça-feira (8), em Brasília, com o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura, Hugo Caruso. O objetivo foi discutir a modernização dos critérios de classificação da soja. Além disso, busca-se maior justiça e transparência para o setor.

Importância da atualização dos critérios de avaliação

Durante o encontro, o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, André Dobashi, destacou a necessidade de aperfeiçoar os parâmetros usados na classificação da oleaginosa. Principalmente, em relação à referência de umidade e ao critério de quebra aplicado. Ele ressaltou que é fundamental garantir critérios objetivos que não penalizem injustamente os produtores. Além disso, eles precisam estar alinhados com a realidade do campo.

O assessor técnico da CNA, Tiago Pereira, explicou que a entidade tem avançado em soluções tecnológicas para automatizar os processos de classificação. Dessa forma, os testes e parcerias em andamento visam reduzir a subjetividade da análise visual. Isso proporciona mais rapidez e segurança para os produtores e compradores.

Diálogo com mercados internacionais e fortalecimento da pauta

O diretor do Ministério da Agricultura informou sobre recentes conversas com autoridades chinesas, um dos principais mercados compradores da soja brasileira. Assim, a qualidade do produto tem recebido atenção especial. Complementando, a coordenadora de produção agrícola da CNA, Ana Lígia Lenat, reforçou que a entidade mantém um diálogo constante com o governo e o setor privado. Além disso, ela destacou a importância de fortalecer a classificação de grãos como fator essencial para a competitividade da produção nacional.

Get in Touch

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_img

Últimas notícias