O Crop Tour, realizado por produtores e técnicos nos principais estados do Meio Oeste dos EUA, foi finalizado na quinta-feira passada. A projeção de colheita ficou bem acima do esperado, com 129,0MT, ante 124,9MT do último relatório de oferta e demanda do USDA.
Esse forte aumento nas expectativas de produção feita pelo Crop Tour, está postado, principalmente, na revisão da área semeada, que ficou 1,5 milhão de hectares acima da primeira intenção de plantio. Além disto, o clima tem sido bastante favorável.
Os estados percorridos apontam para uma produtividade bem acima da média; existem, porém, estados menos expressivos onde as condições climáticas não foram tão favoráveis e a produtividade tende a ficar abaixo do ano passado.
As próximas três semanas ainda são decisivas para a formação dos grãos – período no qual é necessária boa umidade no solo.
Existem, no entanto, previsões de clima mais quente e seco para próxima semana. Como o mercado está muito sensível a qualquer fundamento, podemos ter algum suporte no decorrer, caso se confirme falta de chuvas.
Prêmios no spot são indicados na faixa entre 130/150 nesta terça-feira (27/08). Indicações de compra no oeste do Paraná entre R$ 123,00/126,00 e em Paranaguá na faixa de R$ 131,00/133,00 – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local e do período de embarque.