O governo brasileiro e o governo da Malásia concluíram negociação fitossanitária que permite a exportação de guaraná em pó do Brasil para o país asiático.
O guaraná em pó, nativo da região amazônica, é um dos produtos da biodiversidade brasileira com maior demanda no mercado internacional. Rico em cafeína, taninos, saponinas e catequinas, o fruto possui efeitos estimulantes, antioxidantes e anti-inflamatórios. Por essas características, tem ganhado espaço nas indústrias de bebidas energéticas e suplementos.
O Brasil é o maior produtor e principal exportador mundial de guaraná. A Malásia, com mais de 34 milhões de habitantes e uma indústria alimentícia em expansão, importou do Brasil mais de US$ 1,27 bilhão em produtos agropecuários em 2024. Os principais itens comprados foram o complexo sucroalcooleiro, fibras e produtos têxteis, cereais, farinhas, café e carnes.
A exportação de guaraná em pó para a Malásia amplia o alcance global desse produto típico da Amazônia e reforça a posição do Brasil como fornecedor estratégico de alimentos e ingredientes naturais. Com este anúncio, o agronegócio brasileiro alcança 395 aberturas de mercado desde o início de 2023, fortalecendo a inserção de produtos nacionais em novos destinos.