Frente fria provoca chuva no Sul e no Sudeste nesta quarta-feira, enquanto o ar seco predomina nas demais regiões do país. Segundo a Climatempo, a combinação de uma frente fria em deslocamento no litoral e uma baixa pressão sobre o Paraguai favorece pancadas de chuva no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Em contrapartida, áreas do Centro-Oeste, Nordeste e interior do Sudeste seguem sob influência de uma massa de ar seco, com temperaturas elevadas e baixa umidade do ar.
Por outro lado, uma massa de ar seco se intensifica no interior do Brasil, o que reduz a umidade relativa do ar e eleva as temperaturas, especialmente no Centro-Oeste, em partes do Nordeste e também em regiões do Norte.
Sul com chuva intensa e queda nas temperaturas
No Sul do país, a combinação entre a baixa pressão atmosférica no Paraguai e a frente fria favorece chuvas moderadas a fortes, principalmente no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. Além disso, a entrada de uma massa de ar polar provoca queda nas temperaturas, especialmente no Rio Grande do Sul.
Nas demais áreas da região, o tempo segue firme. Já no noroeste do Paraná, o predomínio é de tempo seco, com umidade relativa do ar abaixo dos 30% nos períodos mais quentes. Há também previsão de nevoeiro no litoral norte de Santa Catarina e no litoral do Paraná.
Sudeste com tempo nublado e chuva no litoral paulista
No Sudeste, uma frente fria fraca avança pela costa de São Paulo, o que aumenta a nebulosidade na faixa leste do estado. Embora haja possibilidade de chuva fraca no litoral paulista, nas demais áreas — como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais — o tempo permanece firme.
Além disso, o calor predomina no interior de São Paulo e de Minas, onde a umidade do ar pode cair abaixo dos 30% durante a tarde.
Centro-Oeste com calor intenso e baixa umidade
Enquanto o Sudeste lida com maior nebulosidade, o Centro-Oeste enfrenta uma intensificação da massa de ar seco. Essa condição garante céu limpo, sol forte e temperaturas elevadas em grande parte da região.
O calor será mais intenso em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. Nessas áreas, a umidade do ar pode ficar abaixo dos 20% durante a tarde. Nas demais localidades da região, os índices também são baixos e devem ficar abaixo dos 30%.
Nordeste com chuva na faixa leste e tempo seco no interior
No Nordeste, a circulação de ventos úmidos que vêm do oceano mantém o tempo instável na faixa leste da região. Assim, há previsão de pancadas de chuva entre a Bahia e Pernambuco, que podem ser moderadas em alguns momentos. No litoral do Ceará e no norte do Maranhão, a chuva ocorre de forma mais isolada. Já no interior — incluindo o sertão e o agreste — o tempo segue seco, com sol entre poucas nuvens e umidade do ar abaixo dos 20% à tarde.
Norte com sol, calor e temporais isolados
Por fim, a Região Norte apresenta predomínio de sol entre poucas nuvens, com temperaturas elevadas no Acre, Rondônia e Tocantins. Contudo, entre o Amazonas e Roraima, há previsão de pancadas de chuva, algumas delas com potencial para temporais localizados.
No Amapá e centro-norte do Amazonas, as pancadas devem ser mais isoladas, porém com intensidade moderada. Já no Tocantins, no sul do Pará e em Rondônia, o ar seco predomina e a umidade do ar deve cair bastante durante a tarde.