Frente fria traz temporal para o RS. Brasil segue muito quente.

Publicado em

Calor e tempo seco predominam no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Estados de SC e PR também ficam muito quentes.

Nova frente fria avança da Argentina e se aproxima do Rio Grande do Sul, associada a uma massa de ar frio. O estado está em alerta máximo, com perigo extremo de tempestades, com grandes acumulados em poucas horas, granizo e fortes rajadas de vento.

Em apenas 48 horas, várias áreas no sul gaúcho acumularam mais de 100 mm de chuva.

Calor e tempo seco predominam no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Estados de SC e PR também ficam muito quentes.

Temperaturas acima dos 40°C voltam a ocorrer em estados destas regiões. Nesta terça-feira, 30 municípios registraram 40°C ou mais.

A chuva no Brasil fica concentrada no extremo sul e em algumas áreas do Norte, do ES e extremo norte de MT e na costa leste do Nordeste

Mar agitado no litoral do RJ, no litoral do RS e no litoral sul de SC.

Frente fria traz chuva forte para o RS. A maior parte do Brasil continua seco e muito quente. Fonte: Climatempo

Previsão do tempo para o Brasil quarta-feira – 25/09/24

Região Sul 

Nesta quarta-feira, uma nova frente fria deve avançar sobre o RS e manter o tempo instável sobre o estado. No decorrer do dia, a chuva se espalha por todo o estado e cai forte acompanhada por raios e ventos intensos na serra gaúcha, planalto gaúcho, no litoral norte do RS e em parte das missões, onde deve chover já no período da noite. 

Em áreas localizadas na faixa central do RS, que percorre a região da Grande Porto Alegre/RS, região central, parte dos vales gaúchos e nas missões, risco para eventuais temporais localizados a partir da tarde. Em Porto Alegre/RS, risco elevado para chuva forte durante o período da noite. 

Alerta especial para a campanha gaúcha, na fronteira oeste e no sul do RS, onde o risco para temporais é elevado. A chuva deve ser  volumosa, principalmente entre a madrugada e manhã.

Nos estados de SC e PR, o tempo segue seco e bastante quente, com dia marcado pelo predomínio de sol , mas muita fumaça continua espalhada sobre estes estados.

Destaque para a sensação de calor intenso no oeste de SC, oeste, noroeste e norte do PR. Nessas regiões, as máximas registradas devem ultrapassar a faixa dos 35ºC, com condições para temperaturas na casa dos 40ºC na região de Londrina/PR e Paranavaí/PR.

No decorrer da tarde, os índices de umidade relativa do ar ficam baixos, alcançando limiares de atenção em boa parte do PR e nas áreas adjacentes à divisa entre PR e SC. 

Região Sudeste

Dia será marcado pelo calor, sol e condição de tempo bastante seco. A atuação da onda de calor (a sétima deste ano) continua estimulando a elevação rápida e significativa dos termômetros

Dia bastante quente, com máximas disparando ao longo do dia e ultrapassando a faixa de 35 °C em grande parte da região. O calor pode voltar a superar os 40°C em áreas do oeste e norte de SP e de MG.

O ar seco ganha força sobre o interior de SP, no Triângulo Mineiro e a umidade deve variar entre 12% e 20% durante as horas mais quentes, inclusive na Grande SP. 

Só tem previsão de chuva fraca no litoral do ES.

Região Centro-Oeste

No Centro-Oeste, o calor segue intenso e as temperaturas devem ultrapassar a marca  dos 40 °C em diversas áreas de MS, em MT e no estado de GO.  A umidade relativa do ar tem queda acentuada, durante as horas mais quentes, atingindo limites abaixo dos 20%, que podem prejudicar a saúde humana e potencializando os problemas relacionados às queimadas. 

Excepcionalmente em áreas do noroeste de MT, a umidade oriunda da Região Norte do país favorece a ocorrência de pancadas de chuva isoladas no período da tarde.

Região Nordeste

No Nordeste, a infiltração marítima segue estimulando a formação de nuvens de chuva sobre a costa leste, do litoral da Bahia até Pernambuco. A chuva é moderada no litoral da BA. 

As regiões do sertão, agreste e costa norte seguem com tempo firme e com temperaturas bastante elevadas. A umidade relativa do ar deve ficar em limiares de atenção em grande parte do interior do Nordeste, Destaque para situação de alerta, com umidade variando entre 12% e 20% no extremo oeste da Bahia.

As rajadas de vento seguem se intensificando sobre a costa norte – no litoral do RN – com ventos que podem chegar a até 70 km/h.

Região Norte

No Norte do Brasil, as pancadas de chuva se espalham sobre o Am, no centro-sul do PA, em RR. Em RO, no AC, e em algumas áreas do norte de TO, haverá condições para chuva pontual e isolada ao longo do dia, que pode vir a se intensificar em alguns intervalos, acompanhada por eventuais rajadas de vento e raios.

A umidade do ar segue baixa sobre o centro-sul do TO, com índices flutuando entre os níveis de atenção e alerta.

Compartilhe essa noticia

FAÇA UM COMENTÁRIO

Faça seu comentário
Digite seu nome aqui

Últimas notícias

Newsletter

Notícias relacionadas
Related

Previsão do tempo para o fim de semana de eleições

O Brasil ainda estará dentro de uma onda de calor neste fim de semana de eleições, o que vai manter as temperaturas bastante elevadas pelo interior do país

Soja cai 0,12% em Chicago, afetada pela alta do petróleo e do óleo de soja

Os futuros do grão encerraram em leve queda de 0,12%, cotado a U$10,56/bushel. Já o farelo teve queda de 2,04%, queda que chegou a ser de quase 4,5%.

Forte alta no suíno vivo eleva poder de compra frente ao milho pelo 8º mês

Este foi o quinto mês seguido de valorização, de acordo com levantamento do Cepea. 

Reajustes de setembro compensam perdas do boi no ano

Levantamento do Cepea mostra que, no acumulado de setembro, o Indicador do boi gordo CEPEA/B3 teve forte acréscimo de 14,4%, fechando em R$ 274,35 no dia 30.