Geadas no Sul deixam produtores de trigo em alerta

Publicado em

Segundo pesquisadores, por um lado, as geadas podem contribuir para a implantação da cultura, mas, por outro, pode ser prejudicial às lavouras que estão em fases reprodutivas

Geadas ocorridas no Sul do País, sobretudo no Paraná, vêm deixando triticultores em alerta.

Segundo pesquisadores do Cepea, por um lado, o fenômeno climático pode contribuir para a implantação da cultura, mas, por outro, pode ser prejudicial às lavouras que estão em fases reprodutivas, tendo em vista que pode afetar o florescimento e a formação de grãos – por enquanto, ainda não há dados oficiais quanto a impactos negativos.

No Paraná, a maior parte das lavouras está em fase de floração e de frutificação, com cerca de 28% em maturação, segundo informações da Seab/Deral.

No Rio Grande do Sul, 83% estão em germinação e desenvolvimento vegetativo; e 17%; em floração, conforme dados da Emater.

Em Santa Catarina, a semeadura foi finalizada, e 97% das lavouras estão em condições boas. 

Compartilhe essa noticia

FAÇA UM COMENTÁRIO

Faça seu comentário
Digite seu nome aqui

Últimas notícias

Newsletter

Notícias relacionadas
Related

Previsão do tempo para o fim de semana de eleições

O Brasil ainda estará dentro de uma onda de calor neste fim de semana de eleições, o que vai manter as temperaturas bastante elevadas pelo interior do país

Soja cai 0,12% em Chicago, afetada pela alta do petróleo e do óleo de soja

Os futuros do grão encerraram em leve queda de 0,12%, cotado a U$10,56/bushel. Já o farelo teve queda de 2,04%, queda que chegou a ser de quase 4,5%.

Forte alta no suíno vivo eleva poder de compra frente ao milho pelo 8º mês

Este foi o quinto mês seguido de valorização, de acordo com levantamento do Cepea. 

Reajustes de setembro compensam perdas do boi no ano

Levantamento do Cepea mostra que, no acumulado de setembro, o Indicador do boi gordo CEPEA/B3 teve forte acréscimo de 14,4%, fechando em R$ 274,35 no dia 30.