Junho registra alta nos custos da produção rural no RS

Os custos de produção no RS aumentaram em junho, mesmo com a queda na taxa de câmbio. Segundo relatório da equipe econômica da Farsul, divulgado nesta quarta-feira (23), os preços pagos aos produtores também recuaram, mantendo uma trajetória de baixa pelo sétimo mês consecutivo.

O Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) teve deflação de 1,8% em relação a maio. A queda no valor das sacas de arroz, milho e trigo – este último pressionado pela proximidade da colheita – puxou o índice para baixo. No acumulado do ano, o IIPR apresenta deflação de 10,43%, em contraste com a alta de 3,79% no IPCA Alimentos, o que indica que a inflação está se concentrando em outras etapas da cadeia produtiva.

Enquanto isso, o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) registrou alta de 0,43% em junho, mesmo com um recuo de 2% na taxa de câmbio. De acordo com a Farsul, conflitos geopolíticos globais elevaram o preço dos fertilizantes, um dos principais insumos do setor agropecuário.

No acumulado desde junho de 2024, o IICP soma inflação de 3,79%. Em 2025, a inflação acumulada chega a 2,02%, o que ainda representa um peso considerável para o produtor rural. Os custos de produção no RS, portanto, seguem em alta, mesmo diante de um cenário de retração nos preços pagos ao setor.

Get in Touch

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_img

Últimas notícias