A menor demanda pressiona cotações da tilápia em junho, segundo levantamento do Cepea. Os preços recuaram em todas as regiões monitoradas, comportamento já esperado pelo setor para o período de inverno.
O consumo de pescado costuma diminuir nesta estação, o que reduz a procura no mercado interno. Como reflexo, indústrias reduziram o ritmo de abates e de compras de tilápia.
Agentes consultados pelo Cepea relataram queda nos pedidos por parte de varejistas, Ceasas e estabelecimentos de food service, como bares e restaurantes.
No comércio exterior, os embarques de tilápia também diminuíram. Em junho, o Brasil exportou 1.288 toneladas, volume 9,3% menor que em maio e 9,7% abaixo do registrado em junho de 2024.
Apesar da retração mensal, o acumulado do semestre mostra desempenho positivo. De janeiro a junho, o país exportou 8.752 toneladas de tilápia, alta de 40,2% frente ao mesmo período do ano passado.
A tendência de menor consumo no inverno confirma o cenário de retração, em que a menor demanda pressiona cotações da tilápia em junho e afeta o ritmo da indústria.