As restrições à exportação de carne de aves brasileira foram retiradas pelo México e pelo Reino Unido. A decisão ocorreu após o registro de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Atualmente, diversos países já suspenderam as restrições carne de aves brasileira. Entre eles estão África do Sul, Argentina, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, México e Reino Unido.
Entretanto, alguns países mantêm suspensão total das importações brasileiras, como Canadá, China e União Europeia. Outros mantêm restrições regionais limitadas ao estado do Rio Grande do Sul ou a municípios específicos, como o Japão.
Esse sistema de restrições regionais, chamado regionalização, está previsto nas normas da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e da Organização Mundial do Comércio (OMC). A regionalização permite o comércio seguro, reconhecendo zonas livres de contaminação.
A retirada das restrições pelo México e pelo Reino Unido ajuda a recuperar mercados e reduz os impactos econômicos causados pelo surto de gripe aviária.