O mercado spot de etanol hidratado em São Paulo manteve o ritmo lento de negociações durante a semana passada. Segundo o Cepea, o volume total comercializado entre os dias 7 e 11 de julho praticamente repetiu o da semana anterior. Vale lembrar que aquele foi o menor da safra 2025/26 até o momento.
De acordo com os pesquisadores do Cepea, os compradores demonstram pouco interesse em fechar novos negócios. Muitos já garantiram estoques em semanas anteriores, o que reduz a necessidade de novas aquisições. Além disso, o período de férias escolares impacta negativamente a demanda, ao diminuir a circulação de veículos.
Do lado da oferta, o cenário também apresenta variações. Alguns vendedores optaram por reduzir os preços de venda. Outros, no entanto, preferiram se afastar temporariamente do mercado. Como resultado, os preços recuaram com mais força ao longo da semana.
Entre os dias 7 e 11 de julho, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado no estado de São Paulo caiu 2,05% e fechou em R$ 2,5521 por litro (valor líquido de ICMS e PIS/Cofins). No mesmo período, o etanol anidro também apresentou recuo. O Indicador CEPEA/ESALQ registrou R$ 2,9598 por litro (sem PIS/Cofins), queda de 1,33% em relação à semana anterior.