O ar muito seco e quente continua predominando sobre o Brasil nesta quarta-feira, 21 de agosto. Quase todo o país terá outro dia ensolarado, com temperaturas muito acima do normal para esta época do ano e níveis de umidade críticos.
A chuva desta quarta-feira continua concentrada no extremo sul do Brasil, na costa leste do Nordeste e em poucas áreas da Região Norte.
Na faixa sul do Rio Grande do Sul, em toda a fronteira com o Uruguai, o dia será com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes. O litoral sul gaúcho deve ficar chuvoso quase o dia todo.
A chuva acontece por causa da chegada de uma nova frente fria, da presença de uma área de baixa pressão atmosférica entre do litoral do Uruguai e do Rio Grande do Sul e a persistência de ventos quentes, que sopram do Norte para o Sul do Brasil.
Esses fatores vão facilitar a formação de nuvens muito carregadas no sul do Rio Grande do Sul e por isso esta região fica em alerta para temporais, com risco de raios, queda de granizo e de rajadas de vento de até 90 km por hora.
A nebulosidade até aumenta em outras áreas gaúchas, mas por enquanto não chove.
Na região litorânea entre Santa Catarina e o norte de São Paulo e no Vale do Itajaí o sol deve aparecer entre muitas nuvens ao longo do dia.
Do litoral sul da Bahia até a região de Natal, esta quarta-feira terá pancadas de chuva com períodos de sol. A chuva pode ser moderada no litoral de Alagoas e de Pernambuco.
Além disso, algumas pancadas de chuva estão previstas para o litoral do Pará, no extremo norte do Amapá, para várias áreas do estado de Rondônia, no centro-oeste do Amazonas e do Acre.
Onda de calor continua
A onda de calor continua atuando sobre o Brasil mantendo as temperaturas muito acima do normal na maior parte do país. Os termômetros podem atingir novamente a marca dos 40°C em áreas de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. Mas em muitas áreas de Goiás, dos estados do Norte e no interior do Nordeste, a temperatura pode atingir marcas entre 37°C e 39°C. Temperaturas em torno dos 37°C podem ocorrer novamente no interior do Paraná, de São Paulo e de Minas Gerais.
A única região com temperatura amena no país nesta quarta-feira será o extremo sul gaúcho. Chuva e ar frio começa a chegar à região.
Umidade do ar muito baixa
Níveis de umidade do ar extremamente baixos, com valores inferiores a 20%, devem voltar a ser registrados nas horas mais quentes desta quarta-feira no Paraná, em todos os estados do Centro-Oeste e no Distrito Federal, no estado de São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e no extremo leste do Pará e em Rondônia.