Tocantins, Mato Grosso e a região de Paragominas finalizaram colheita

Publicado em

Nesta semana o tempo seco predomina sobre a maior parte das áreas produtoras de milho

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgou que 94,7% do milho segunda safra já foram colhidos no país. Mato Grosso finalizou a colheita e em Goiás a única região ainda com os trabalhos de colheita em andamento é o leste do estado.

Em Mato Grosso do Sul, faltam pouco mais de 30 dias para o término dos trabalhos em campo.

No Piauí, a colheita está sendo concluída e os rendimentos estão abaixo das estimativas iniciais. No Maranhão, a colheita avança no sul do estado e apresenta redução de produtividade em relação à última safra.

No Pará, a colheita evolui no polo de Santarém e está adiantada em relação à última safra, devido à redução das precipitações na região. Em Paragominas, a colheita está sendo finalizada. No Tocantins, a colheita também foi finalizada e as produtividades variaram de acordo com a época de plantio.

No Paraná, a colheita foi retomada depois de alguns dias paralisada por causa da chuva.

Em Minas Gerais, o clima seco favoreceu a colheita e as produtividades estão abaixo das estimativas iniciais devido à redução das chuvas e ao ataque de cigarrinha. Em São Paulo, a colheita ultrapassa 70% da área semeada e verificam-se baixas produtividades.

Tendência da previsão do tempo

Nesta semana o tempo seco predomina sobre a maior parte das áreas produtoras de milho. No centro sul do país a atuação de uma massa de ar de origem polar mantém o tempo aberto, condição favorável para finalização da colheita do milho segunda safra, mas ainda com temperaturas muito baixas durante as madrugadas. As chuvas ficam restritas à faixa leste da Bahia e ao extremo norte do país.

Na próxima semana tem previsão para o avanço de uma nova frente fria pelo Sul do País, a partir da segunda-feira (19/08), que deve provocar chuvas entre o interior do Rio Grande do Sul e a metade sul do Paraná. O sistema vai paralisar atividades no campo, especialmente naquelas áreas que iniciaram o plantio do milho primeira safra no Rio Grande do Sul, mas por outro lado, as chuvas ajudam na manutenção da umidade no solo.

Enquanto, isso a nova onda de calor se estabelece na região central. Clique aqui para saber mais

Compartilhe essa noticia

FAÇA UM COMENTÁRIO

Faça seu comentário
Digite seu nome aqui

Últimas notícias

Newsletter

Notícias relacionadas
Related

Previsão do tempo para o fim de semana de eleições

O Brasil ainda estará dentro de uma onda de calor neste fim de semana de eleições, o que vai manter as temperaturas bastante elevadas pelo interior do país

Soja cai 0,12% em Chicago, afetada pela alta do petróleo e do óleo de soja

Os futuros do grão encerraram em leve queda de 0,12%, cotado a U$10,56/bushel. Já o farelo teve queda de 2,04%, queda que chegou a ser de quase 4,5%.

Forte alta no suíno vivo eleva poder de compra frente ao milho pelo 8º mês

Este foi o quinto mês seguido de valorização, de acordo com levantamento do Cepea. 

Reajustes de setembro compensam perdas do boi no ano

Levantamento do Cepea mostra que, no acumulado de setembro, o Indicador do boi gordo CEPEA/B3 teve forte acréscimo de 14,4%, fechando em R$ 274,35 no dia 30.