Um pouco de chuva para o Acre, Rondônia e Mato Grosso do Sul

Publicado em

Enquanto o calor supera os 40°C em áreas do Centro-Oeste, do interior do Sudeste e no Norte, o frio chega perto de 0°C na fronteira com o Uruguai

O calor e o ar muito seco ainda predominam sobre o Brasil nesta quinta-feira. A passagem de uma frente fria espalha a chuva sobre o Sul do Brasil. Também tem previsão de chuva para alguns estados da região norte e no litoral leste do Nordeste. As pancadas de chuva são esperadas para o extremo sul do Amazonas,  Acre e Rondônia. Além disso, devem amenizar os incômodos causados pelo excesso de fumaça das queimadas. 

Enquanto o calor supera os 40°C em áreas do Centro-Oeste, do interior do Sudeste e no Norte, o frio chega perto de 0°C na fronteira com o Uruguai, onde pode ter haver formação de geada nesta quinta-feira. 

Frente fria avança sobre o Sul e influencia também o Mato Grosso do Sul
(Imagem: GOES 16 – colorização Climatempo)

Região Sul: do calor de quase 40°C ao frio perto de 0°C

O deslocamento de uma frente fria pela costa da Região Sul, e a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera no interior da região, espalham nuvens carregadas sobre Santa Catarina e Paraná.

A quinta-feira é de atenção para chuva moderada forte na maioria das áreas dos dois estados. Não deve chover no extremo norte do Paraná e nem na região de Foz do Iguaçu.

A região serrana e o litoral sul de Santa Catarina, a Serra Gaúcha e o litoral norte do Rio Grande do Sul ficam em alerta para temporais.

A Grande Porto Alegre pode ter um pouco de chuva na madrugada e pela manhã. Durante a tarde já ocorre em períodos com sol entre muitas nuvens.

O sol predomina nas outras áreas do Rio Grande do Sul e a fronteira com o Uruguai fica muito fria podendo haver formação de geada ao amanhecer

Sudeste e Centro-Oeste: um pouco de chuva em áreas de MS e de SP

O sol forte, o calor intenso e o ar muito seco ainda predominam sobre o Sudeste sobre o Centro-Oeste do Brasil nesta quinta-feira. Temperaturas em torno dos 40°C poderão ocorrer novamente nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais e se aproximam muito deste valor em áreas do oeste e do norte do estado de São Paulo.

Níveis de umidade no ar iguais ou abaixo de 12%. Também devem voltar a correr nos estados do centro-oeste, no interior de São Paulo e de Minas Gerais e também no Distrito Federal.

O deslocamento de uma frente fria vai ajudar a formar muitas nuvens no sul de Mato Grosso do Sul e também no sul e no litoral de São Paulo. Por isso tem previsão de algumas pancadas de chuva nessas regiões e que podem ser moderadas a fortes. Algumas áreas na grande São Paulo poderão ter chuviscos na noite desta quinta-feira.

A temperatura tem ligeira queda no centro-oeste e sul de Mato Grosso do Sul e na fronteira com a Bolívia.

Região Norte: previsão de chuva para o AC e RO

A população do Acre, de Rondônia e do sul do Amazonas tem sofrido nos últimos dias com excesso de fumaça e concentrações altíssimas de monóxido de carbono no ar, provocados pelas intensas queimadas que acontecem nessas regiões.

Para esta quinta-feira tem previsão de pancadas de chuva com raios em todas as áreas do Acre, no centro, oeste e norte de Rondônia, incluindo a região das capitais Porto Velho e Rio Branco, que há dias estão encobertas pela fumaça. A chuva pode ser moderada a forte em alguns locais e há também o risco de raios.

A chuva no sul da Amazônia não vai reverter o quadro de seca que assola os rios. Porém, alivia momentaneamente os incômodos do excesso da fumaça

Pancadas de chuva com raios também acontecem nas demais áreas do estado do Amazonas, incluindo a região de Manaus, em Roraima, no Noroeste do Pará e no Amapá.

O Tocantins e as demais áreas do Pará permanecem com o tempo muito seco e quente, com temperaturas em torno dos 40°C nas horas de calor mais intenso.

Região Nordeste: muito sol e calor

O sol forte predomina sobre a região Nordeste do Brasil nesta quinta-feira. Praticamente toda a região passa o dia com pouca nebulosidade.

Algumas pancadas de chuva passageiras poderão ocorrer pelo litoral entre Salvador e Natal.

Além disso, temperaturas de quase 40°C poderão ser observadas em no Sertão, no interior do Maranhão e do Piauí e também no oeste da Bahia.

Nas horas mais quentes do dia, a umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% em praticamente todo o interior do Nordeste.

Compartilhe essa noticia

FAÇA UM COMENTÁRIO

Faça seu comentário
Digite seu nome aqui

Últimas notícias

Newsletter

Notícias relacionadas
Related

Soja cai 0,12% em Chicago, afetada pela alta do petróleo e do óleo de soja

Os futuros do grão encerraram em leve queda de 0,12%, cotado a U$10,56/bushel. Já o farelo teve queda de 2,04%, queda que chegou a ser de quase 4,5%.

Forte alta no suíno vivo eleva poder de compra frente ao milho pelo 8º mês

Este foi o quinto mês seguido de valorização, de acordo com levantamento do Cepea. 

Reajustes de setembro compensam perdas do boi no ano

Levantamento do Cepea mostra que, no acumulado de setembro, o Indicador do boi gordo CEPEA/B3 teve forte acréscimo de 14,4%, fechando em R$ 274,35 no dia 30.

Reforma Tributária: Trocando as turbinas em pleno voo!

Por Bruno Viscaino Pinto, Diretor de Tecnologia e Arquitetura...