A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, anuncia o lançamento de um novo conceito em nutrição para a segunda safra de milho: o YaraMila PRATICALE.
Desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro, o produto conta com uma alta concentração de nitrogênio e promove maior eficiência operacional, a partir de um balanço de nutrientes único no mercado.
“A solução foi pensada para contribuir com o desenvolvimento da cultura do milho, que tem um grande potencial produtivo a ser explorado, e atende especialmente áreas com fertilidade já consolidada”, comenta Leonardo Soares, Gerente Sênior de Agronomia da Yara Brasil.
Segundo o executivo, para seu desenvolvimento, foi utilizada uma base científica extensa, que indica que o ajuste da dose de nitrogênio pode aumentar a produtividade desse cultivo em até 13 sacas por hectare.
Disponível em um primeiro momento nos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul, o produto faz parte da linha YaraMila, que tem uma pegada de carbono 50% menor em sua produção quando comparada a produtos similares oferecidos no mercado.
O produto também tem o potencial de promover a regeneração da saúde do solo.
“Falando de solos com a fertilidade construída, é importante manter a sustentabilidade agrícola pela reposição de nutrientes colhidos a cada safra. Quando não se repõe o que é colhido, há um déficit do estoque de nutrientes do solo, que ao longo de várias safras pode atingir um momento crítico em que o cultivo esgota o abastecimento de algum elemento nutricional, fazendo com o que o solo não consiga mais fornecê-lo para as plantas, impactando na produtividade”, afirma o executivo.
Segundo ele, nos dois mercados que foram introduzidos o produto, no Paraná e no Mato Grosso do Sul, foram identificados solos ricos em potássio e fósforo, mas com balanço de nitrogênio (relação entre adubação e retirada via colheita) muito justo ou até deficitário.
“Ao endereçar essa falta, o produtor tem o potencial de aumentar sua produtividade e rentabilidade, e até a sustentabilidade, considerando que o melhor balanço de nitrogênio contribui para melhoria da saúde do solo, elevando o potencial produtivo e sustentabilidade do sistema agrícola das lavouras”, explica Leonardo.
A segunda safra de milho no Brasil
A produção de milho segunda safra é de grande importância econômica para o Brasil. Na safra 2023/24 são estimadas 90,28 milhões de toneladas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O país é o terceiro maior produtor mundial de milho, atrás apenas dos Estados Unidos e da China, mas possui a particularidade de contar com mais de uma safra no mesmo ciclo agrícola, o que proporciona uma capacidade única ao país.
No entanto, o Brasil colhe aproximadamente 50% do potencial de produtividade do milho segunda safra. Entre os fatores que influenciam esse quadro podemos destacar o clima, com irregularidades nas chuvas e variações de temperatura e o manejo de pragas e doenças.
Um importante aspecto identificado é o déficit de nitrogênio, que reduz o crescimento da planta e causa descoloração amarela com necrose na ponta das folhas, afetando diretamente a produtividade.
“É possível conquistar uma produtividade muito maior no milho segunda safra e com maior qualidade do cultivo. Enquanto a média do país é 100 sacas por hectare, temos potencial para chegar a 240 sacas/ha”, salienta Leonardo.
O YaraMila PRATICALE é fruto de muita pesquisa e está moldado à atual realidade da cultura, de forma a se tornar uma importante ferramenta para o agricultor”, complementa.
A Yara é líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável.
Para concretizar o compromisso de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza, oferece um portfólio de produtos de alta tecnologia com baixa emissão de carbono.
A empresa desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com pesquisadores e parceiros da indústria para construir uma cadeia de valor do alimento cada vez mais sustentável.
Com uma atuação integrada, a companhia também fornece soluções industriais para usos diversos, entre eles a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.
Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países.
No Brasil, a Yara está idealmente posicionada em todos os principais polos agrícolas. Com mais de 5 mil colaboradores, a empresa atende todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente.
Desde que se instalou no Brasil, na década de 1970, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e modernizando a indústria nacional, em linha ao seu compromisso global com a agenda de descarbonização.